150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Esquadrilha da Fumaça se apresenta nas Cataratas do Iguaçu

Evento, em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont, ocorreu em Foz do Iguaçu (PR)
Publicada em: 04/08/2023 19:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea

Uma tarde emocionante em uma das sete maravilhas naturais do mundo. Um show aéreo especial sobre as famosas Cataratas do Iguaçu, no estado do Paraná, encantou o público, nessa quinta-feira (03/08), em homenagem aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.

Para celebrar o aniversário do herói nacional, a Força Aérea Brasileira (FAB) promoveu uma exibição completa de tirar o fôlego com a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) – popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça. O espetáculo contou com sete aeronaves A-29 Super Tucano, com aproximadamente 50 manobras e 30 minutos de duração.  

Antes do show aéreo, foi realizada a Solenidade Militar de Descerramento de Placa em Homenagem ao Sesquicentenário do Pai do Aviação, na unidade de conservação, local dedicado à memória do inventor brasileiro. Santos Dumont foi um dos padrinhos e incentivadores para a criação da área de preservação ambiental.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, sendo recebido pelo Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero. Também participou da cerimônia o Chefe do Gabinete do Comandante de Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares de Mesquista, entre outras autoridades civis e militares.

O evento também contou com a participação da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) – em um grupo reduzido de músicos.

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica frisou que, nas Cataratas do Iguaçu, há o registro histórico de mais um ato de generosidade do saudoso Alberto Santos Dumont em favor não só do povo brasileiro, mas de toda a humanidade. “No longínquo ano de 1916, durante visita às Cataratas do Iguaçu, que, à época, integravam uma área particular; esse ilustre brasileiro, impactado pelas belezas naturais, anteviu a relevância de preservá-la como propriedade pública, a fim de tornar acessível a todos, indistintamente”, sublinhou o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.

O Parque Nacional do Iguaçu, na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina, foi a primeira unidade de conservação do Brasil a ser declarada patrimônio mundial natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Assim, o local foi escolhido também como forma de relembrar a importância do Patrono da Aeronáutica, para a criação da área de proteção ambiental, que abriga o lado brasileiro das quedas mundialmente conhecidas, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

Para o Diretor da Urbia Cataratas, Munir José Calaça, uma solenidade como essa é muito significativa para o Parque. “Santos Dumont, além de seu legado na aviação, também é lembrado por seu amor pela natureza e sua preocupação com a preservação ambiental. Ele foi uma das vozes pioneiras na defesa de áreas naturais e da importância de proteger nossos recursos naturais para as futuras gerações. Devemos honrar e lembrar o legado de Santos Dumont como um defensor incansável da natureza”, disse.

Um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, Capitão Aviador Filipe Pereira Santos, comentou que a demonstração naquele cenário paradisíaco foi muito especial. “O Parque Nacional do Iguaçu fez uma homenagem a Santos Dumont, que, afinal, é o Padrinho do Parque. Por isso, foi uma apresentação bastante marcante para nós”, frisou.

“É muito emocionante estarmos aqui. Já vi a Esquadrilha outras vezes, mas é sempre diferente a emoção. É contagiante pensar como os pilotos estão ali atuando para proporcionar o melhor show para a gente. Lembro-me muito quando eu era criança e assistia às apresentações aqui, e sonhava em um dia ser piloto. Poder estar aqui nessa maravilha da natureza, nessa homenagem a Santos Dumont, até me faltam palavras para definir o que é esse show”, expressou o fotógrafo Fábio Gonzalez.

Homenagens ao Herói Nacional

O ano de 2023 está sendo marcado por diversas celebrações a Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Em 20 de julho de 1873, nascia no interior de Minas Gerais, o menino que ganharia os céus e anos mais tarde se destacaria com seus balões, dirigíveis e o famoso 14-Bis.

Como forma de reconhecimento, a Força Aérea Brasileira realiza diversos eventos comemorativos aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont, entre exposições, solenidades oficiais, apresentações da Orquestra da FAB e demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.

Circuito Santos Dumont 150 Anos

Ao longo de vinte dias, a Esquadrilha realizou demonstrações especiais que fizeram parte do "Circuito Santos Dumont 150 Anos", passando por cidades no Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Acre e no Amazonas.

Destaca-se também a participação da Esquadrilha da Fumaça na 11ª Feria Internacional Aeronáutica Y Espacial (F-AIR), na Colômbia. O Brasil foi convidado de honra desta edição, e os sete A-29 realizaram shows para o público colombiano, representando o Brasil e sua indústria aeronáutica.

Clique aqui e assista à reportagem em vídeo.

Fotos: Tenente Rogério Sousa / EDA; Suboficial Manfrim / CECOMSAER; e Nilmar Fernando / Parque Nacional do Iguaçu

Vídeo: Sargento Renata/ CECOMSAER

imagens/original/45998/20180609083210_IMG_2222.JPG
imagens/original/45998/20180609084203_IMG_2230.JPG
imagens/original/45998/20180609084420_IMG_2234.JPG
imagens/original/45998/20180609090956_IMG_2281.JPG
imagens/original/45998/Compartilhada_do_Lightroom_mobile(1).jpg
imagens/original/45998/Fotos_Nilmar_Fernando___Parque_Nacional_do_Iguacu__(4).jpeg
imagens/original/45998/SO_MANFRIM_CECOMSAER_(10).jpeg
imagens/original/45998/SO_MANFRIM_CECOMSAER_(11).jpeg
imagens/original/45998/SO_MANFRIM_CECOMSAER_(14).jpeg
imagens/original/45998/SO_MANFRIM_CECOMSAER_(15).jpeg
imagens/original/45998/SO_MANFRIM_CECOMSAER_(3).jpeg
imagens/original/45998/SO_MANFRIM_CECOMSAER_(4).jpeg
imagens/original/45998/SO_MANFRIM_CECOMSAER_(7).jpeg
imagens/original/45998/SO_MANFRIM_CECOMSAER_(9).jpeg